top of page

Um Novo Congresso Intercom Norte



O XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte acontecerá, de maneira integral, em formato virtual  nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024. O novo modelo corresponde à demanda dos/as congressistas, docentes, pesquisadores/as, estudantes e profissionais do Norte por um formato mais acessível e que atendesse às especificidades da região – que possui a maior em extensão territorial do Brasil, com conexões viárias limitadas, além dos altos custos do transporte aéreo e longas viagens por meio terrestre. 
O XXI Congresso Intercom Norte também marca uma reformulação na estrutura dos congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), incorporando espaços mais amplos para discussão do Ensino, da Extensão e das práticas profissionais, mantendo a solidez da Pesquisa que caracteriza a Intercom enquanto Sociedade Científica do campo da Comunicação.
Confira abaixo as novidades do XXI Congresso Intercom Norte. Lembrando que as normas e os prazos para proposta de GTs e envio de trabalhos estão disponíveis nas Chamadas.

GRUPOS DE TRABALHO

Grupos de TrabalhoOs Grupos de Trabalhos (GTs) são espaços dedicados a apresentação de pesquisas em diferentes níveis – da graduação a pós-graduação. Em 2024, não haverá mais divisão entre Intercom Júnior (trabalhos de graduação) e os Grupos de Trabalho da pós-graduação. Portanto, congressistas de todos os níveis estarão reunidos em um mesmo espaço, permitindo diálogos e contribuições oriundos/as de pesquisadores/as de diferentes etapas formativas, como graduandos/as, mestrandos/as, mestres, doutorandos/as, doutores/as e pós-doutores/as.

Os GTs não serão fixos: deverão ser formados a cada edição do Congresso Regional, por meio da proposição de pesquisadores/as. Assim, o funcionamento dos GTs implica em duas etapas de submissão. Primeiro, dois pesquisadores (doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres ou mestrandas/mestrandos) submetem uma proposta de GT. Depois de avaliadas essas propostas, a Intercom publicará a lista de GTs disponibilizados em cada Congresso Regional. Na sequência, inicia o prazo para que as pesquisadoras/os submetam seus resumos expandidos, indicando em qual GT desejam apresentá-los.

Jornada da Extensão

De maneira a valorizar a Extensão universitária, inclusive diante de sua maior presença na formação acadêmica oriunda da curricularização da Extensão, a Jornada da Extensão consiste na submissão e apresentação, em formato de resumo expandidos, de relatos de experiências extensionistas envolvendo ações desenvolvidas por docentes e estudantes de Comunicação junto às comunidades.

Ensicom

Fórum de referência para a troca de experiências entre docentes e coordenadores sobre o Ensino de Comunicação, possibilitando a proposição de ações para os cursos, universidades e a própria Intercom com vistas a defesa da formação de qualidade. A participação é feita por meio de submissão e apresentação de resumos expandidos ou relatos de experiências. A partir da definição de temas anuais, serão lançados editais convidando docentes e coordenadores a submeterem propostas a serem apresentadas durante o encontro. A partir do debate motivado por elas, elaborar propostas de ação conjuntas.

Mostra de Oportunidades em Comunicação

Espaço para que empresas e organizações da área de Comunicação possam expor seus produtos e serviços, aproveitando ainda a circulação de estudantes nos encontros para garimpar talentos. Em paralelo, estudantes e pós-graduandos/as também poderão expor produtos e serviços desenvolvidos no âmbito dos cursos de graduação e de mestrado profissional.

Prêmio Intercom de Pesquisa para a Transformação Social

É um reconhecimento aos trabalhos com maiores potenciais de impacto social apresentados no Congresso, nas seções dos Grupos de Trabalho (GTs), Jornada de Extensão e Ensicom. Os trabalhos serão avaliados por jurados convidados pela Diretoria Regional Norte e, no caso da Pesquisa, também será considerada a indicação dos proponentes dos GTs. A participação do congressista para concorrer ao Prêmio é opcional e deve ser manifestada pelo/a autor/a no momento da submissão do trabalho.


Expocom

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) não haverá alterações em relação aos Congressos anteriores. Assim, permanece sendo um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da Comunicação, com a orientação/supervisão de um (ou mais) docente. O processo de seleção começa dentro dos Cursos, por meio da indicação interna que deve ser cadastrada pelo coordenador, ou docente responsável, no site da Intercom até 11 de abril de 2024. As apresentações dos trabalhos indicados pelos Cursos serão virtuais.

Oficinas e Workshops

As oficinas e os workshops têm como objetivo complementar a formação acadêmica dos/as estudantes – e também de docentes e pesquisadores/as – acerca das transformações por que passam as profissões ligadas à grande área da Comunicação. Desse modo, as oficinas e workshops têm a perspectiva do mercado e das experiências profissionais.
56 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page