As oficinas serão ministradas por profissionais, pesquisadores e acadêmicos que possuem trajetória com a temática.

A organização do 20º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte) oferece 110 vagas em oficinas e vivências para os congressistas inscritos no evento. Três oficinas serão ofertadas no dia 15 de junho, das 18h às 21h, no Bloco I – Campus Paricarana da UFRR. Para participar delas, não é preciso fazer inscrição prévia. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada e a participação será por ordem de chegada. No dia 16 de junho acontece uma oficina-vivência na Comunidade Indígena de Campinho, em Cantá-RR, com saída de ônibus às 7h da manhã e retorno às 16hs – para participar da vivência é preciso realizar inscrição prévia até 09 de junho.
Conheça abaixo as oficinas e vivências:
OFICINA: Estrutura e produção de reportagem para TV
Responsável: Isabela Bastos Pio (Mestranda PPGCOM-UFRR)
Data/horário: 15/06, das 18h às 21h
Local: Sala 140 / Bloco I - UFRR
Vagas: 30, inscrições por ordem de chegada
Ementa: A oficina tem em vista a proposição de um exercício básico e dinâmico sobre o processo de desenvolvimento de um texto jornalístico para TV, levando-se em consideração o ambiente externo e a necessidade de conhecimentos para transformar a pauta em um material televisivo. Por meio dessa atividade, objetiva-se o aperfeiçoamento das técnicas jornalísticas de apuração, interpretação de pauta e escrita. Durante a oficina o participante terá acesso a conceitos de elaboração de off, apuração, além de técnicas de apuração, elaboração de passagem e espaço para debate e troca de experiências.
OFICINA: Prática de história e análise de jornais impressos de Roraima
Responsáveis: Cyneida Menezes Correia (Mestre PPGCOM-UFRR) e Paulo Thadeu Franco das Neves (Mestre PPGCOM-UFRR/SINJOPER)
Data/horário: 15/06, das 18h às 21h
Local: Sala 143 / Bloco I - UFRR
Vagas: 30, inscrições por ordem de chegada
Ementa: Compreender o papel dos jornais roraimenses na formação da opinião pública local e na divulgação de notícias e informações; Identificar as principais características do jornalismo impresso roraimense; Desenvolver habilidades de análise crítica de jornais impressos.
OFICINA: Visualidades Amazônicas: estudo de imagens produzidas na Amazônia entre os séculos XIX e XXI (xilogravuras, pinturas e fotografias)
Responsável: Maurício Zouein (Docente PPGCOM-UFRR)
Dara/horário: 15/06, das 18h às 21h
Local: Sala 142 / Bloco I - UFRR
Vagas: 30
Ementa: Discutir o estatuto das visualidades amazônicas, a partir do conceito de ecologia da imagem. Para tanto utilizaremos autores como Hans Belting, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Maire-José Mondzain entre outros. Propomos a análise de cinco séries de imagens: Frans Keller-Leuzinger (Xilogravuras 1873) Walter Huennewel (Fotografias 1865), Gerg Huebner (Fotografias 1894-1904), Claudia Andujar e Sebastião Salgado. Entendemos que a imagem apresenta a si mesma e representa o fato, o tempo histórico. Mostraremos a necessidade em se conhecer onde e quando a imagem foi produzida e consequentemente o objeto, sujeito e ou evento representado. Caso contrário a análise evidenciaria apenas a crença nos elementos empáticos expostos entre as margens indiscretas de páginas, quadros, fotografias ou telas. Exibiremos a verossimilhança, impregnada na imagem – seja benção ou maldição – como signo da comunicação contrastante conforme os tempos históricos.
OFICINA-VIVÊNCIA: Comunicação Comunitária e Popular em Roraima: caminhos para a emancipação coletiva
Responsáveis: Ana Lúcia Montel (Resistir Produções), Samantha Stephany (Resistir Produções), Caíque Pinho, (Resistir Produções) Eduardo Fredi (Resistir Produções), Adriã Galvão (Resistir Produções) e Fernando Augusto (Resistir Produções).
Dara/horário: 16/06, das 7h às 16h
Local: Comunidade de Campinho. Ônibus saindo às 7h em frente ao Bloco I da UFRR
Vagas: 20, por ordem de preenchimento do formulário disponível clicando aqui (prazo até 09/06).
Ementa: A oficina-vivência consiste em uma parceria entre a organização local do Congresso Intercom Norte e a Agência Resistir Produções. O objetivo é conhecer e trocar experiências sobre comunicação contra hegemônica em Roraima através da trajetória do extinto jornal O Sucuri, da Agência Resistir Produções e da Rede deComunicadores Indígenas Wakywai.