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Até dia 15/02: Inscrições para submissão de propostas de Grupos de Trabalho para o Intercom Norte estão abertas

Até o próximo dia 15/02, estão abertas as chamadas para proposição de Grupos de Trabalho para o Intercom Norte 2024. Entre as novidades deste ano para os Congressos Regionais da Intercom, estão os novos espaços de apresentação de pesquisas científicas. 

Os novos Grupos de Trabalho (GT's) substituem e unificam as antigas Divisões Temáticas (DTs) e o Intercom Jr. Desta forma, doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e estudantes de graduação apresentarão seus trabalhos em um GT. 



Proposições de GT 

Os Congressos Regionais não terão mais GT 's fixos, cabendo aos próprios congressistas proporem as temáticas que serão abordadas nos grupos ao longo de cada evento. A proposta é que eles funcionem como espaços formativos, em que os pesquisadores possam trocar experiências a partir de temas de pesquisa similares.

Como submeter uma proposta? 

O período para submissão de propostas para Grupos de Trabalho é do dia 01/02 até dia 15/02. Os interessados devem se atentar às seguintes etapas: 

A proposição de um GT deve ser assinada por duas/dois pesquisadoras/pesquisadores, que podem ser doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres e mestrandas/mestrandos; 

Para a submissão de propostas de GTs, os proponentes não precisam estar inscritos no evento;

Os proponentes de GTs aprovados ganharão a isenção da taxa de inscrição no respectivo Congresso Regional;

A proposição deve ser feita no sistema de eventos da Intercom (sistemas.intercom.org.br). Para isso, depois de acessar o sistema, as/os interessadas/interessados devem fazer seu login, informando CPF e senha cadastrados. Na sequência, basta clicar no cartão “Congressos Regionais – Inscrições e submissões). O passo seguinte é escolher para qual Congresso Regional deseja submeter a proposta (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul) e, depois, clicar em “Cadastrar uma proposta de Grupo de Trabalho”. Imediatamente o sistema dará, para a pesquisadora/o pesquisador, acesso ao formulário de submissão.

O que deve constar na proposta? 

a. Título do GT proposto
b. Objetivos e temas de interesse (ou seja, um resumo da proposta que vai nortear os congressistas na escolha do GT). O resumo deve ter entre 700 e 1400 caracteres
c. 3 a 5 palavras-chave
d. dados das/dos proponentes (nome, CPF, titulação e instituição)

Propostas aprovadas
As propostas de GTs serão analisadas pelas/pelos Diretoras/Diretores Regionais da Intercom e a lista dos GT's aprovados será publicada no site da Intercom, conforme calendário de cada região;

Após o período de submissão dos resumos expandidos, as/os proponentes analisarão as pesquisas recebidas, via sistema da Intercom, podendo aceitar ou recusar os trabalhos enviados;

Funcionamento dos GT's 

Após a aprovação, para funcionar, os GT's devem ter entre 6 e 8 trabalhos aprovados, sendo de pesquisadores de ao menos 3 instituições de ensino diferentes. 

É necessário também ter entre os aprovados de cada grupo, ao menos 1 trabalho de autoria de graduanda/graduando, 1 trabalho de recém-graduada/recém-graduado ou especialista ou mestranda/mestrando, e 1 trabalho de mestra/mestre ou doutoranda/doutorando.

Os proponentes acompanharão as sessões na condição de coordenadores. 

As propostas de GTs serão analisadas pelas/pelos Diretoras/Diretores Regionais da Intercom e a lista dos GT's aprovados será publicada no site da Intercom no dia 23 de fevereiro.


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