UFAM 

A Universidade Federal do Amazonas completou 110 anos em 17 janeiro de 2019, sendo a primeira Instituição de ensino superior do país, com a Escola Universitária Livre de Manáos, com origem no Clube da Guarda Nacional do Amazonas e com o curso de instrução militar, sendo criados diversos outros, posteriormente.

Em 13 de julho de 1913, a Escola Universitária muda de nome, passando a chamar-se Universidade de Manaus e depois foi incorporada pela Universidade Federal do Amazonas, crida em Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 12 de junho de 1962, mas só se instalou como Fundação de Direito Público mantida pela União Federal em 17 de janeiro de 1965, recebendo a denominação de Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2002.

 

Constituída atualmente por 18 unidades de ensino, entre institutos e faculdades, a UFAM oferece, atualmente, 96 cursos de graduação e 39 de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes. São ao todo 31 cursos de Mestrado e 8 de Doutorado. Em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, são mais de 30 cursos oferecidos anualmente. Em Extensão, são mais de 600 projetos que beneficiam diretamente a população e 17 grandes programas extensionistas.

 

Entre os alunos dos cursos regulares de graduação ministrados em Manaus e no interior do Estado e dos cursos de graduação conveniados, a Universidade reúne mais de 20 mil estudantes. Entre mestrado e doutorado são mais de 2 mil estudantes organizados em um campus na capital e cinco campi no interior do estado, em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e em Parintins. O reitor atual é o professor prof. Dr. Sylvio Puga.

Campus Parintins

​

A  UFAM Parintins foi criada em 1989, mas só foi efetivada no dia 24 de setembro de 2007, com a implantação definitiva do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), atualmente sendo dirigido pelo prof. Dr. José Luiz Fonseca, Coordenação Acadêmica Prof. Dr. Tiago Costa e Coordenação Administrativa Jeilson Santos.

O Campus de Parintins oferece sete cursos de graduação sendo eles: Administração, Artes Visuais, Comunicação Social - Jornalismo, Educação Física, Serviço Social, Pedagogia e Zootecnia. O Instituto conta com cerca de 90 professores, entre mestres, doutores e pós-doutores.

Em Parintins existem dois campi. No centro da cidade (Rua Paraíba) antigo campus conhecido como “Ufanzinha” funcionam diversas atividades administrativas e laboratórios.

O Intercom Norte 2019 será realizado no campus localizado no bairro Jacareacanga Estrada Parintins-Macurany, 1805 cerca de 5 Km do centro da cidade em área cercada de árvores nativas.

Ao lado campus funciona o prédio da Residência Universitária, que disponibiliza moradia para 144 estudantes de outros municípios em situação de vulnerabilidade social. São duas torres, cada uma com quatro pavimentos e cinco apartamentos por andar. A residência tem área comum com sala de estudos, área de lazer, guarita, estacionamento, elevador e escadas, área privativa com cozinha americana, área de serviço e banheiros. Em todos os pavimentos há dois quartos adaptados para alunos portadores de necessidades especiais. 

 

 

Campus UFAM Manaus
Campus UFAM Parintins

REALIZADORES

Faça contato

secretaria.intercomnorte@gmail.com


UFAM ICSEZ - Estrada Macurany 1805, Parintins - AM

© Intercom Norte 2019